24 abril 2009

25 de Abril? Sempre.

Ainda há quem questione a grandiosidade deste dia há 35 anos atrás como se tivesse sido um percalço que não lhes foi lá muito favorável.


Bestas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Creio que uma das mensagens inelutáveis da Revolução mais maravilhosa que este país conheceu é esta "a tua liberdade acaba onde a do outro começa..."
Eu também não gosto de quem despreza Abril.
Mas, na Democracia que Abril abriu, apesar das portas que depois se fecharam, jamais conseguiria chamar alguma dessas pessoas de "bestas"...
Até porque fica legitimado que alguma dessas pessoas chame "besta" a todas pessoas que a fotografia anexa demonstra que celebraram a manhã libertadora de Abril.
Porque, na Democracia de Abril vele uma máxima ineelutável: "ou há moralidade, ou comem todos..."
Viva, pois, o Abril democrático (e respeitador)

Paula disse...

@Zé (não aprecio anónimos): tem toda a razão, não devia ter chamado bestas. Por acaso pensei noutras palavras mais fortes, mas não quis que o meu primeiro palavrão no blog fosse num post sobre o 25 de Abril.

De qualquer modo entendo-o caro Zé mas, a meu ver, dizer apenas que "eu não gosto de quem despreza Abril" não implica nenhuma mudança de atitude por parte de quem, efectivamente, despreza Abril.

Acredito que além de ser necessária uma provocação, é também necessária a libertação da minha indignação.

Se calhar é o meu radicalismo, mas nasci depois de 74 e a história vai apagando as nuances que me poderiam fazer ser mais... contida!

Jorge disse...

Hoje fiquei chocado... Um tipo da companhia onde trabalho ficou muito chateado porque a sua sessão vespertina de televisão ia ser estragada com programas sobre o 25 de Abril, incluindo homenagens aos protagonistas que libertaram o nosso país do jugo da ditadura. Sim, bestas...

... mas muito preocupante, porque este nosso povo tem curta memória e se já não bastasse a outra múmia sugerir seis meses sem democracia, agora as liberdades pessoais estão sendo cada vez mais perseguidas e comprometidas. Não duvido que daqui por uns tempos, e dado a história ser cíclica, nos encontremos de novo numa ditadura - política, dado que a económica já cá está bem instalada.

ps: pERcalço... :)

Paula disse...

Fizeste-me rir com a múmia!!
Nesse caso eu entendo a múmia, ás vezes só se resolvem as coisas ao chapadão, mas nunca, jamais em tempo algum ela poderia ter dito uma coisa daquelas.

Bolas, o percalço escapou-me. Também tinha escrito "grandiodidade" e "favorávle"! É do entusiasmo...