08 fevereiro 2008

Porque não gosto do Rui Rio - Episódio VII: E assim a matam, aos bocadinhos

No rol de atentados contra a cidade mais bonita do mundo que o Sr. da Câmara da Invicta tem perpetrado, há um que se destaca de tão inacreditavelmente palerma que é - a destruição do Mercado do Bolhão.

Se algo não for feito urgentemente, o Bolhão vai ser demolido e o coração da cidade vai ficar, literalmente, feito em pedaços. Reza a história, contada na primeira pessoa pela minha peixeira do peixe congelado, que em 1998, na altura do Fernando Gomes - para quem não se lembra, foi o tal que traiu o Porto por um tacho uma panela de pressão no Ministério da Administração Interna - foi aprovado pela CMP e pelo IPPAR um projecto de reabilitação do Mercado do Bolhão, do arquitecto Joaquim Messena e que, erro crasso!, mantinha todo o Bolhão intacto.

Mas um dia, imagino eu, uns quantos gunas forçaram a entrada no gabinete do Sr. Rui Rio e, sob ameaça de canivete suíço, foi vergonhosamente coagido a enfiar o projecto na gaveta, fechá-la à chave e atirar a dita pela janela. A destruição da Avenida dos Aliados? Era ele à procura da chave.

Agora, o projecto aprovado para o Mercado do Bolhão vai desfazer por inteiro o edifício, com 150 anos, deixando apenas a fachada. Um quarteirão inteiro de história e de carácter vai dar lugar a mais um centro comercial - o mercado tradicional vai ocupar uma parte do piso superior a par com restaurantes e lojas de moda e acessórios ficam com todo o resto.

É assim, aos bocadinhos, que o Sr. Rui Rio vai matando o Porto. Só que há quem não se cale, e porque no fundo o que nos resta é mesmo a revolta, já corre na internet a petição "Impedir a demolição do Mercado do Bolhão no Porto" e espero que, pelo menos, consiga mais algum tempo porque apesar do projecto só ter sido aprovado dia 21 de Janeiro deste ano, o Bolhão vai fechar até à Páscoa. Para tapar buracos não andam tão depressa.

É nestas alturas que queria ver o Pedro Abrunhosa algemado ás portas de entrada do Bolhão - isto porque se eu me algemar lá ninguém nota. Entretanto vou fazendo o que posso para que a barraca da minha peixeira do peixe congelado não dê lugar a um cabide da Zara.

05 fevereiro 2008

Entre os Globos D'ouro e os Óscares...


...está o prémio "Diz que até não é um mau blog".
O Blog do Limão, aqui ao lado, achou que este cubículo de internet merecia o prémio. Eu agradeço Limão, a sério que sim, e prometo retomar a novela logo que possível!
Tenho é um problema técnico - dizem as regras deste prémio que tenho que nomear outros 7 blogs merecedores de tal distinção só que eu não conheço 7 blogs merecedores de tal distinção. Vai daí, agradeço o título Limão mas não o posso aceitar.
Fico-me pelo "Academy Diz-que-até-não-é-um-mau-blog Award Nominee" e já não é nada mau!