13 junho 2010

Filha da putice à solta

A filha da putice não é genética mas é crónica: ou se controla ou é-se controlado por ela. E há cerca de um mês atrás, em pleno Dragão num Porto-Benfica, a filha da putice estava em grande.

Claro que com algumas excepções (felizmente), confundiu-me por momentos o que lá estavam a fazer muitos energúmenos que grunhiam em jeito de riso quando alguém queimava uma camisola do Benfica e latiam de excitação nas faltas cometidas sobre os jogadores do Benfica. Aqueles otários não tinham ido ver um jogo de futebol, nem tão pouco o Porto ganhar, apesar de que seria sempre um bom dano colateral. Tinham ido ver sangue, preferencialmente benfiquista e é aqui que começa a minha indignação.

Ultrapassa-me por completo como se pode preferir perder tempo a odiar alguma coisa em vez apoiar o que se gosta, o que nos faz pele de galinha, o que nos faz gritar e ter alguns momentos de puro prazer sem nada em troca. Não entendo que se prefira a miséria alheia ao próprio sucesso, não entendo porque aplaudiram um golo do Braga que punha definitivamente o Porto fora dos lugares da Liga dos Campeões só para que o Benfica não ganhasse. Não entendo esta parvoíce, este estado idiota de prioridades trocadas, em que ir para os Aliados de navalha em punho para que os mouros não possam fazer a festa é que vale a pena e chegar a casa depois da missão cumprida (e sem que nada tenha mudado - sim meus caros, o Benfica foi campeão na mesma) dá, ao que parece, algum sentido de conforto. Se calhar aqui ficaria bem um 'é só futebol'. Mas não me parece que reduzir o futebol sirva de muito porque se não fosse pelo futebol era pelo berlinde, se não fosse pelo berlinde era pela gravata do José Rodrigues dos Santos.

O fanatismo que tanto se critica em grupos religiosos, ó que retrógrados, e a ânsia de ver humilhação em jeito de espectáculo, quais gladiadores, vem do mesmo sítio da lealdade canina responsável por episódios desta violência gratuita, física e verbal, mas que, por algum motivo que desconheço, é facilmente perdoada porque 'é só futebol'. Não, não é só futebol. Dentro de um estádio estão pessoas, e não mecos, tão responsáveis pelas suas acções num estádio, como numa igreja ou no autocarro. E mesmo que o ambiente em estádios, igrejas ou autocarros, seja por vezes propício a um certo excesso, não se ganha um manto de inimputabilidade como nos jogos de computador, dava jeito mas também não há respawn na vida real.

Mas se por motivos de força maior a filha da putice acabar por nos controlar, tenhamos pelo menos o cuidado de não a deixar à solta porque há sempre quem apenas queira ver um jogo de futebol. Mais nada.

5 comentários:

Anónimo disse...

Só não percebi o timing deste post..
Pensei que ias falar sobre o discurso do Cavaco, ou sobre as medalhas do 10 de Junho...ou da BP,ou de casamentos e padres a varrer o chão (lol)...Tanta raiva um mês depois?!....De qualquer forma acho que tenho que te emprestar um livro recentemente reeditado: "O Discurso sobre o Filho da Puta" do ALberto Pimenta que fala dos hábitos dos FDP, modos de estar e actuações..(lol) e logo nas 1ªAs paginas esclarece: " O FDP tem muitos lugares mas o seu lugar preveligiado é a Escola..."
;-)
Anonimo Ana

Paula disse...

Timing? Que timing?
Não tenho nenhum compromisso em seguir a agenda nacional ou internacional. Falo do que me apetece e, fantástico!, quando me apetece!

Raiva? Não, é indignação. Um mês depois? Até podia passar um ano, a indignação não tem que passar com o tempo. Quando passa é mau sinal, é sinal de conformismo. E já chega aquelas coisas com que acabo por me conformar porque o dia só tem 24h. Se algumas resistem, ainda bem! :)

Anónimo disse...

Tás bonita tás....(lol)

Só te queria dizer que para mim há FDP bem piores e que a mim pessoalmente, me indignam bastante mais e como sei que a ti também, pensei apenas, enquanto o link abria, que fosses escrever sobre outras coisas bem mais importantes para o futuro do planeta do que o futebol e o punhado de idiotas que tão bem descreves. Desses FDP acredita não rezará a historia e falar deles agora é só dar-lhes ( novamente) protagonismo e lembrar cenas tristes, agora outros há que não será bem assim-Por isso recomendei a leitura do livro que sei que vais gostar.
Quanto ao timing é só pq me habituei a gostar de seguir o teu blog que se vires costuma sempre ter uma logica cronologica e de actualidade com a qual (perdoa-me!) me familiarizei e daí alguma surpresa ( e desilusão "-Outra vez o futebol? que seca já nao posso ouvir falar de futebol"- pensei) ao seguir o link do post com tão forte e sugestivo titulo que me sugestionou de facto para outros FDP. Só isso. Por mim podes e deves, alias como sempre fazes e como sei que sabes que tanto gosto em ti, escrever sobre tudo e qualquer coisa sempre e como te apetecer, sendo isso de facto "fantastico!" o que não precisava nem mereço que mo digas... Como presumo que escrevas para ser lida e que gostes de reacções, aceita os meus comentários amigos.

Um beijo com sabor a cereja e energia positiva (sem vuvuzela lol)


PS-Espero que já não te falte muito ....para voltares a estar ZEN :-) e comigo...
Ana

Fernando disse...

Infelizmente a boçalidade e o futebol andam de mãos dadas. E não é algo exclusivo de 1 só clube.
Duas curiosidades sobre os irracionais da bola:
1º) Atiram pedras (não tem de ser no sentido literal) mas queixa-se do gajo do clube rival.
2º) não se importam que um noticiário (ou telejornal) se reuma a falar do seu clube/selecção.

O que vale é que o nosso 1º tem uma data de porrada reservada para esta gente (é pena que eu tenha que levar por arrasto)

café torrado disse...

sinceramente diz-nos uma coisa , aos teus leitores:
- Não tens mais nada que fazer?
- Tipo um Plot novo para editar duma qualquer nebulosa?
-ou qualquer outra coisa que não seja entulho na web?