14 setembro 2009

Le 8mm critique - Inglorious Basterds

(Eu ainda não aprendi a falar de um filme sem falar dele de facto portanto cuidado com os spoilers nas próximas linhas).

Há já algum tempo que não fazia nenhuma 8mm critique mas não podia deixar de as reatar com o mais recente filme de Quentin Tarantino.

Ora bem, estimar o sucesso de um filme de Tarantino com Brad Pitt sobre o assassinato de Hitler é mais ou menos como apanhar peixes num balde, fácil demais. Mas se até se poderia prever um certo marasmo porque é mais do mesmo, a cada cena que se desenrola é um momento cheio de detalhes deliciosamente preversos e de diálogos absolutamente fabulosos. Tarantino é tão maravilhosamente manipulador que é inevitável sentir simpatia por um oficial das SS conhecido por Caçador de Judeus e um certo carinho pela forma meiga com que o Aldo Raine desenha com uma faca a suástica na testa dos inimigos que não mata.

Apesar de existir um certo pudor em rir com a 2º Guerra Mundial, a verdade é que o sarcasmo e a caricatura estão de tal forma presentes que é impossível não rir e até as cenas cheias de sangue e de violência gratuita são de um entretenimento extraordinário. Imagine-se um filme onde se sabe exactamente o que vai acontecer e que mesmo assim não faz a mínima diferença. As personagens e as linhas que as ligam umas ás outras valem pelo filme todo e mesmo que Hitler não morresse no fim continuava a ser simplesmente brilhante.

O Momento: Quando o Aldo, the Apache, dá uma cabeçada ao Col. Hans Landa. Não há palavras para descrever a cena.

A Frase: (é muito complicado escolher uma quando são quase todas verdadeiras preciosidades):
Hans Landa: Monsieur LaPadite, to both your family and your cows I say: Bravo.
Hans Landa: I love rumors! Facts can be so misleading where rumors, true or false, are often revealing.
Aldo Reine: You see we're in the business of killing Nazis and boy business is booming!
Aldo Reine: Your status as a Nazi killer is still amateur. We all come here to see if you wanna go pro.

3 comentários:

A menina das bolinhas disse...

Como sabes para mim tanto me dá se existem spoilers na tua "critique". Podes contar-me o filme todo que eu vou vê-lo na mesma... Lembras-te do famoso Titanic?

Rui disse...

THAT'S A BINGO!!! :D

Paula disse...

@Bé: yup! :)

@Rui Monteiro: Ora aí está outra boa frase!