
Há já algum tempo que não fazia nenhuma 8mm critique mas não podia deixar de as reatar com o mais recente filme de Quentin Tarantino.
Ora bem, estimar o sucesso de um filme de Tarantino com Brad Pitt sobre o assassinato de Hitler é mais ou menos como apanhar peixes num balde, fácil demais. Mas se até se poderia prever um certo marasmo porque é mais do mesmo, a cada cena que se desenrola é um momento cheio de detalhes deliciosamente preversos e de diálogos absolutamente fabulosos. Tarantino é tão maravilhosamente manipulador que é inevitável sentir simpatia por um oficial das SS conhecido por Caçador de Judeus e um certo carinho pela forma meiga com que o Aldo Raine desenha com uma faca a suástica na testa dos inimigos que não mata.
Apesar de existir um certo pudor em rir com a 2º Guerra Mundial, a verdade é que o sarcasmo e a caricatura estão de tal forma presentes que é impossível não rir e até as cenas cheias de sangue e de violência gratuita são de um entretenimento extraordinário. Imagine-se um filme onde se sabe exactamente o que vai acontecer e que mesmo assim não faz a mínima diferença. As personagens e as linhas que as ligam umas ás outras valem pelo filme todo e mesmo que Hitler não morresse no fim continuava a ser simplesmente brilhante.
O Momento: Quando o Aldo, the Apache, dá uma cabeçada ao Col. Hans Landa. Não há palavras para descrever a cena.
A Frase: (é muito complicado escolher uma quando são quase todas verdadeiras preciosidades):
Hans Landa: Monsieur LaPadite, to both your family and your cows I say: Bravo.
Hans Landa: I love rumors! Facts can be so misleading where rumors, true or false, are often revealing.
Aldo Reine: You see we're in the business of killing Nazis and boy business is booming!
Aldo Reine: Your status as a Nazi killer is still amateur. We all come here to see if you wanna go pro.
3 comentários:
Como sabes para mim tanto me dá se existem spoilers na tua "critique". Podes contar-me o filme todo que eu vou vê-lo na mesma... Lembras-te do famoso Titanic?
THAT'S A BINGO!!! :D
@Bé: yup! :)
@Rui Monteiro: Ora aí está outra boa frase!
Enviar um comentário