11 julho 2009

Ask what you can do for your country

Aviso a navegação que este blog entrou, oficialmente, em período de campanha para as legislativas e também aviso que a campanha se fará a favor da esquerda, em particular do PS.

Porquê do PS e não de outro partido à esquerda? Porque não quero imaginar um mundo onde a Manuela Ferreira Leite seja primeira-ministra e a única forma de o conseguir, dadas as circunstâncias, é apoiar outro partido que tenha condições para fazer governo. Alguém sabe de outro partido em que isso possa acontecer? Não? Aí está.

Apesar disso, o que considero importante é que se faça alguma coisa. Todos aqueles que passam a vida a queixar-se deste governo, do ministro A ou B, da economia que está assim, das finanças que estão assado, que a culpa é de fulano e que não suportam sicrano, aqui têm a vossa oportunidade. Juntem os vossos queixumes à acção, mostrem que não falam só porque têm boca e façam alguma coisa seja porque partido for ou independentes com a vossa própria iniciativa. Porque falar mal depois sem ter mexido uma palha? Bem, isso é inútil.

Para que não haja desculpa e não tenham que levantar o rabo da cadeira, é só fazer click:

Sócrates 2009
Bloco 2009
CDU Legislativas 09 (inclui PEV)
PSD (não tem/não encontro página para eleições legislativas 2009)
CDS-PP (não tem/não encontro página para eleições legislativas 2009)
Outros partidos

Já estava a fazer a minha parte pela cidade, agora vou fazer a minha parte pelo país.

17 comentários:

Anónimo disse...

Estou contigo !!!! Vamos lá à luta!

Anónimo disse...

E vão dois! Estou nessa!! Nelinha nem pensar!!

Pedro

JPP disse...

Sinceramente, antes de votar rosa, penso que também haja necessidade de ver os espinhos que magoam os portugueses em geral... Os subsídios de desemprego são recortados de forma abismal e arrogante, visto que os desempregados são aos olhos espinhosos um terror pessoal de "eng's independentes", são adjudicadas obras megalómanas e desnecessárias a empresas cujo o presidente é um tal Sr Jorge Coelho, em que até são criadas empresas especificas no ramo da construção civil com tendências a criar chips das matriculas... Certamente chips de betão armado! Penso que também posso falar dum achado original português que os petizes tanto utilizam, como ponte nas seus entretenimentos com os carrinhos, num abre e fecha, força e carrega que o contribuinte paga o brinquedo! Não sou contra a aprendizagem dos novos portugueses, sou contra o despedicio dum meio tecnológico nas mãos deles que tanto faz falta a um universitário!

Penso que posso dizer, não voto "eng Lenine independente".

Luísa Lima disse...

Muito sinceramente, qualquer uma das hipóteses dá-me vontade de emigrar, mas já estou habituada a isso. Esquecer 4 anos de Sócretino? Ditadura disfarçada? Bem, pelo menos material para escrever comics é que há, porque cada vez que digo o que se passa em Portugal aos meus amigos estrangeiros eles acham que é obra de ficção. E não, não estou a gozar...

Anónimo disse...

Os meios tecnologicos empregues no ensino básico são bastante uteis (falo com conhecimento de causa) e os alunos universitários têm acesso a tecnologia bem mais desenvolvida que os magalhaes. Quanto aos investimentos, continuo a achar que são uteis para o desenvolvimento do país, mais do que ficar com os braços cruzados, com o dinheiro debaixo do colchão e ficar inevitavelmente a ver os outros países passar à frente porque estão mais aptos a receber empresas que necessitam de infraestruturas que não temos. Quanto aos desempregados, conheço também na primeira pessoa muita gente que recebe subsidio de desemprego e que faz uns "biscates" e ainda recebe uma série de ajudas sociais. Fazendo as contas, ganham mais que quem trabalha 8 ou mais horas por dia, têm na sua sala plasmas e uma PS3, internet e 100 canais na TV. Há que de facto criar mecanismos para que estas situações não aconteçam.
Chegar ao poder depois de um tal de Durão (call me José) ter fugido e um tal de Santana ter em 3 meses feito o melhor que sabe, é uma tarefa que precisa de determinação. Reformas urgentes foram postas em marcha (nem sempre da melhor maneira). O facto é que o país em todos os indicadores internacionais está em melhor situação que estava quando a nelinha era ministra das finanças. E está melhor em vários quadrantes e não só nas finanças.
O único e grande azar deste governo foi ter sido confrontado no último ano de mandato com a maior crise económica desde há 80 anos.
O que mais me incomoda são as demagogias de alguns que fazem propostas impraticáveis para aparecer no Jornal da noite, ou pior ainda, aqueles que se limitam a dizer mal com uma ausência total de ideias e alternativas válidas, esquecendo-se do que fizeram quando podiam ter feito alguma coisa.

Pedro

Luísa Lima disse...

Não posso falar com conhecimento de causa, mas consolidar outro género de conhecimentos antes de se partir para a abordagem não estruturada do ensino - que é o que deixar a tarefa para o Magalhães é - seria deveras útil. Agora com conhecimento de causa digo que os alunos a entrar para o Ensino Superior desde há 4 anos atrás não têm bases sequer para completar o 12º ano (e muitas vezes o 10º). E no entanto, o sistema é cada vez mais só facilitismos para acomodar esta nova realidade... E para quê, para se fazer estatísticas bonitas? Como no outro dia, em que ouvi o senhor Primeiro Ministro a dizer em primeira mão que a ciência está muito melhor no país porque há mais cientistas? Mas o quê??? Quantidade é qualidade? A economia de escala pode funcionar por uns tempos, mas é uma fundação frágil para competir num meio global...

Infraestruturas para atrair empresas, realmente é aquilo que qualquer país mais necessita - e no entanto é vê-las a fugir (não só por causa da crise) para Espanha. Também é preciso saber competir com isso...

Já agora, algo entertaining relativamente aos subsídios... No outro dia ouvi uma miúda com os seus 16 anos a dizer no autocarro "o que está a dar é ser mãe solteira". E há quem vá às empresas pedir uma assinatura a dizer que foram à entrevista, só para continuarem a receber subsídio de desemprego. Mas aí, a culpa não é do governo, é do chico esperto português.

Coragem não falta ao povo português, o que é preciso é ter juízo, como já dizia o Variações. E isso infelizmente também falta aos políticos portugueses...

Paula disse...

@JPP Não só não concordo que as obras magalómanas são desnecessárias como acho que, em altura de crise como a que se vive agora, são cruciais.

Os universitários têm muitos e melhores recursos à disposição, assim os saibam usar, o que nem sempre acontece.

@Luísa Para acharem que é ficção, os mais provável é que os teus amigos estrangeiros não saibam o que se passa no próprio país.

O facto de entrar muita gente sem bases para o Ensino Superior também já foi acautelado precisamente por este governo que, finalmente, cumpriu as notas mínimas de entrada que há tantos anos existiam e ninguém as aplicava.

Quanto a ciência estar melhor em Portugal porque há mais cientistas, muito me espanta que aches isso negativo. É claro que quantidade não é qualidade, mas se não há cientistas, não há ciência - é matemática.

Não entendo o que quer dizer ditadura disfarçada.

E francamente, é de dispensar numa discussão que se quer frutífera, termos como "Sócretino".

Paula disse...

Esqueci-me de acrescentar uma pequena coisa.

Correndo o risco de me repetir, porque já o escrevi no post, juntar os queixumes à acção é algo que devia ser levado a sério.

As opções que dão vontade de emigrar? Existem outras que não estão representadas no resumo que fiz e há sempre, repito, sempre, a possibilidade de qualquer um fazer alguma coisa.

Luísa Lima disse...

Bem, acho que ninguém se está a queixar, até porque não és a entidade adequada para escrever no livro de reclamações... :-D Era mais atirar opiniões e discutir, sorry se foi ofensivo para alguém.

Aumentar as notas mínimas e simultaneamente pôr toda a gente a passar automaticamente até ao 12º ano é dar uma no cravo e outra na ferradura. O ensino é melhor quando as pessoas são preparadas ao longo do tempo e não a marrar para os exames à última... Se não são penalizadas por não se prepararem, vai haver cada vez mais casos de má preparação. E o que acontece com o novo sistema de avaliação de professores é que se incentiva dar boas notas para se ter uma boa avaliação...
Ok, é preciso fazer isto, é preciso fazer aquilo, mas também é preciso pensar e não só agir!

Não acho negativo que haja mais cientistas em PT. Acho negativo é a ciência ser avaliada por quantidade de cientistas. Quantos casos não houve (só não haverá estatísticas para isso) de gente que foi fazer o doutoramento porque subitamente abriram mais bolsas da FCT e as pessoas não conseguiam emprego nas empresas. Sim, há aí gente com média de 12 a fazer doutoramento... E apesar de a qualidade não se medir só nos números, é preciso dar incentivos às pessoas realmente BOAS, atraí-las para a ciência, e só assim se passa para a linha da frente.
Não é assim em todas as áreas, mas em informática as pessoas muito boas vão receber salários muito melhores nas empresas (regra geral, fora do país) e não fazem carreira de investigação. Como atrair essas pessoas? Não é abrindo mais bolsas simplesmente.

Ah, com ditadura disfarçada referia-me a um certo caso de despedimento por se dizer mal do 1º ministro... :-P

E pronto, vou fazer a minha parte e trabalhar. Uma maneira indirecta de ajudar o país...

Paula disse...

Tanto quanto sei, se há professores que dão melhores notas para ter melhor avaliação, isso não é culpa da ministra - é puro mau profissionalismo, é uma vergonha.

Mas tens razão que é preciso mais do que marrar para os exames à última (culpa de um sistema que insiste em reduzir o trabalho de um ano a 3 horas de exame) e que a exigência devia ser maior - há coisas que, ainda, precisam de trabalho árduo. No entanto é de saudar iniciativas como inglês (ou outras actividades) na primária por exemplo. Ou contribuir para a estabilidade dos professores através do período de colocação de 3 (ou 4) anos.

Com certeza que a ciência não é avaliada *como deve ser* pela quantidade de cientistas, mas ter cientistas é fundamental. Se são todos bons? Claro que não, por mais cientistas que haja, há sempre uma fracção deles que são péssimos, e nós sabemos disso em primeira mão!
Fazer um doutoramento é uma escolha pessoal tal como é ir trabalhar para uma empresa - o sistema da FCT é que é uma nódoa a dar bolsas. E qual o problema de haver gente com média de 12 a tirar doutoramento? Principalmente quando existem professores universitários que são inqualificáveis e que facilmente arruinam a carreira a muita gente? Da mesma forma que marrar para os exames de medicina não faz um bom médico, marrar para os exames de outra faculdade qualquer não faz um bom cientista.

Quem é que foi despedido por dizer mal do primeiro-ministro?!

Anónimo disse...

Oh Paulinha... É inteiramente responsabilidade política do Sócrates o afundamento das PME, responsáveis por uma maior distribuição de riqueza (que está cada vez pior em Portugal), a existência de contratualizações e adjudicações escandalosas com privados levando ao esbanjamento de milhões do erário público e à fuga de capitais para o estrangeiro que não são inseridos no nosso tecido empresarial. Olha, se quiseres arrepios "na espinha", visita base.gov.pt. E o que lá está, é 1% do que se passa na realidade! Empresas público-privadas.... buracos de milhões com gajos a ganhar ordenados chorudos!

Tb falo com conhecimento de causa quando digo que estão a estupidificar o ensino, mas não é por causa do uso da tecnologia. É por causa do facilitismo e da inexistência de alternativas como as antigas escolas industriais.

Em relação ao plano tecnológico, fazê-lo de maneira a favorecer uma ou duas empresas.... desculpem, mas comigo não contam. O meu dinheiro tem de ser melhor distribuído! E quem diz o PTE, diz tantas outras iniciativas! As empresas de telecomunicação ficaram responsáveis por investir milhões por causa das licenças atribuídas... agora, investiram mas com contratos de fidelização que lhes dão um retorno muito maior. Na prática, não investiram nada...

Concordo com tecnologia sim, concordo com livros electrónicos, concordo com livros feitos por milhares de professores e partilhados entre si... mas nunca, nunca mesmo, fazer depender tudo de uma ou duas empresas como estes gajos fizeram. É absurdo e vai contra o que outros países têm feito e bem.

MAIS! Disciplina de voto a toda a hora no seio do PS (e outros partidos)? Mas estes gajos já não têm cabeça para pensar por si? Parecem ovelhas!!!!

Queria dizer tanto em tão pouco espaço... como já reparaste, resulta em muitas ideias soltas sem apresentação de factos, que conseguiria arranjar.

Vamos ajudar as empresas? Criem-se linhas de crédito (lucros para os bancos)! Credo! não sabem fazer mais nada.... E que tal ajudar as empresas com incubadoras de grandes dimensões, com infraestruturas logísticas, com pólos industriais, oh pá, tanta coisa... o Socrates é só para o show off com uma ou duas iniciativas.

A dívida pública está ao nível mais assustador de sempre... hipotecando claramente o futuro.

Novas oportunidades: esbanjamento de mihões porque o ensino não é minimamente exigente!! Passar com trabalhos feitos por outras pessoas... Deixaram de aprovar projectos importantes para financiar as novas oportunidades.

Ah! Política económica... globalização e tal, vivemos das exportações... etc. etc. não temos culpa nenhuma da crise... Carago! E economia interna, já não existe? Além disso, podem-se ter políticas económicas que não passam pelas exportações.

Mentiras! Então estes gajos vêm dizer q n sabem nada do negócio da PT/Prise e ao que parece andaram meses a negociá-la? Deve ser um exemplo de muitos! Quero políticos honestos.

Agricultura! Ah e tal, os agricultores são uns chulos de subsídios bla bla bla, é melhor dar-lhes na pele.... POIS! Ficaram milhares de milhões de euros por investir na agricultura graças a incompetência do ministério; importamos cada vez mais bens essenciais que poderiam ser produzidos em Portugal.....

Sobre PSD e Paulo Rangel, um federalista assumido... Isso isso, dêem-lhe com a federação.... já estamos longe dos centros de decisão e com capacidade de influenciar políticas que vão de acordo com aquilo que pretendemos para nós.... e agora estes tótós querem políticos a milhares de Km com uma representatividade zero da população portuguesa? Grrrr...

Resumindo, votar sócrates ou ferreira leite ou PS ou PSD ou o raio que o parta porque já se misturam partidos com pessoas, com essa treta toda... No f* way! That, I know. Os outros partidos merecem credibilidade.

Anyway, post emotivo com baixo nível de apresentação de factos e discurso coerente, mas ainda assim um desabafo que me apeteceu mesmo muito fazer por isso desculpa :)

Anónimo disse...

Mais! Eu acredito ainda na democracia feita pelas pessoas! Se tivessemos um político honesto que geria meramente o know-how de muita gente, e quando digo muita gente, digo algo como 10% da população, em vez de impôr a sua vontade própria e visão para o país... Isto mudava!

Anónimo disse...

És capaz de mudar de opinião se te convencerem de que não é uma boa opção votar Sócrates? :D

Paula disse...

@Anónimo Zé: As tuas preocupações ficaram registadas, mas vou aproveitá-las para o futuro (durante a campanha) pode ser?

Gostava de deixar clara outra coisa correndo (outra vez) o risco de me repetir - a razão pela qual irei votar PS não se prende com a magnificência do Sócrates nem dos seus acólitos. Ele é apenas o mal menor.

A razão para eu fazer campanha pelo PS é simples: não quero imaginar um mundo onde a Manuela Ferreira Leite seja primeira-ministra e a única forma de o conseguir, dadas as circunstâncias, é apoiar outro partido que tenha condições para fazer governo.

Por essa razão Anónimo Zé, não se trata de ser boa ou má opção votar no Sócrates - é a única opção neste momento por 2 razões: é a única forma de evitar que a Ferreira Leite leve o país ao coma e porque das iniciativas a que dou valor o Sócrates até tem cumprido. Umas vezes melhor outras pior, claro está. Falarei disso mais adiante durante a campanha.

De qualquer modo, tal como disse no post, o importante é agir, é lutar pelo que se entende ser melhor. Fico contente em saber do teu contributo para a outra solução que não passa pelo Sócrates (nem pela Ferreira Leite imagino)!

Anónimo disse...

Gosto muito de ver escrever opiniões "mastigadas", feitas por outros. Quem quiser pegar nos títulos de alguns jornais, nomeadamente o "público" (que já agora, pertencendo ao maior grupo económico português se encontra a fazer chantagem com os seus trabalhadores) que se sabe estar abertamente a fazer campanha contra este governo, pode fazer um texto com muitas coisas mal feitas por este governo. E falamos de pensar pelas próprias cabeças...
Estou envolvido no ensino primário e a propósito disso cabe-me dizer o seguinte:
- Nunca no ensino básico se investiu tanto. Os meninos desde o governo Sócrates aprendem Inglês, Música, Educação física e expressão plástica. Têm psicólogos, terapeutas da fala e assistência social em casa para ajudar em tudo e mais alguma coisa.
As PME... pois... curiosamente, também sou empresário e tenho assistido a uma série de iniciativas do ministério da economia em que mostram uma série de apoios ao desenvolvimento e manutenção de empresas. Não só créditos juntos do banco... que aliás, somos perfeitamente livres de escolher o que quisermos (inclui escolher o banco cujo o dono somos todos nós)
É lógico que não se pode agradar a todos e que quando umas empresas ganham milhões com uma iniciativa, dão nas vistas e provocam invejas naturais. Também me parece lógico que o investimento público tem de incidir mais sobre as empresas que mais empregos garantem.
Não é de facto um mar de rosas. Mas quem sabe que nunca será governo dá-se ao luxo de lançar para a praça pública propostas irrealistas mas que todos queremos ouvir. Os que podem ser governo não têm ideias e limitam-se a dizer mal. Políticos honestos nunca vi. Se calhar até existem... Mal por mal... Sócrates, PS e Socialismo

Pedro

Anónimo disse...

Olá cidadãos dignos desse nome que são todos aqueles que participam neste blog!:-) Também eu queria dizer que quanto a centros de incubação de empresas é só abrir os olhos!foi vê-los nascer como cogumelos! Há-os por todo o lado quer em parceria com as maiores Universidades do país quer com associações empresariais, com serviços de apoio ao empreendedorismo e às empresas como nunca existiram! Nunca também houve tanto apoio as PME's que como se sabe são a base
nomeadamende, do tecido industrial português (que conheço razoavelmente) desde a criação da empresa na hora há uns anos por este governo, até aos incentivos para a sua modernização e até internacionalização para citar apenas alguns dos eixos do QREN ( Quadro de referência estratégico Nacional. Não só portanto, as linhas de crédito..É indiscutível a aposta neste campo por este governo!
Nm tudo é mau. É só mais difícil comentar o bom...
Ana Luísa

Anónimo disse...

Acho que o dia de hoje deve ser lembrado. Um ilustre membro do PSD propõe uma mudança da constituição. Essa mudança passa por acabar com o comunismo, com o representante da republica nas regiões autónomas entre outras coisas. Diz ainda em entrevista à RTP que nem era bem isso que queria... por ele "proibiam-se os proibidos", que parece ser o lema da sua governação na Madeira. Mas isto não é novidade... a líder do PSD há já uns meses sugeriu que "acabava-se com a democracia 6 meses para por tudo na ordem". Ora assim fica cheio de moral que acusa o Eng. Sócrates de ditador.
Também nestes dias a polémica do rasga não rasga. Ainda ontem, o responsável do PSD Aguiar Branco, num espaço de 2 minutos seguiu à risca a sua líder. Disse mal e disse que concordava e não alteraria por exemplo a reforma do sistema de segurança social. Lembramos que quando este governo chegou ao poder, o sistema estava em falência técnica e hoje em dia, com cortes e ajustes é claro, está estabilizado e posso ambicionar não a uma reforma.

Vamos juntando as ideias ou falta delas, o rasgar e colar e desorientação do PSD

Pedro