30 abril 2007

Победа ou como a Casa veio abaixo

Eu disse que o melhor espectáculo dos últimos tempos ia ter lugar na Casa da Música, no passado sábado. E tinha razão - a Sala Suggia esgotou, ao contrário do Bessa e da Luz, e a Casa tremeu.
Quem não acorreu ao Estádio do Bessa na noite de sábado, encontrou semelhante orgulho portista na Casa da Música. A razão é simples: a Orquestra Nacional do Porto (ONP) e o Coral de Letras - dois importantes símbolos para o público da cidade - contracenaram na Sala Suggia.

Diana Ferreira in Público 30.04.2007

A intenção é bonita, mas a senhora que escreveu isto devia ler o que escreve antes de mandar imprimir 46 mil examplares. "Orgulho portista"?? Mas a senhora 'tá bem?!? Portista?? PORTUENSE CARAGO!!

[...] regra geral, muito som e pouca subtileza seriam as características mais evidentes da interpretação da cantata de Prokofiev, um verdadeiro colosso em termos de volume sonoro, quase assustador, quer pela dor física que chega a provocar num espaço com as dimensões da Sala Suggia, quer pela força do texto e escrita coral.
[...] o evento foi imensamente aplaudido entre bravos de uma claque trajada; à saída do auditório, uma sensação de silêncio corrompido pelo som que fica na memória invadia os ouvidos, algo semelhante ao que se experimenta à saída de uma discoteca.

Depois de tanto trabalho, é bom saber que a crítica é favorável (ou, pelo menos, não foi negativa), de qualquer forma comparar a Cantata a uma discoteca não deve ser algo que o Prokofiev achasse grande piada.
Que esta obra (des)comuna(l) marca, marca. A mim deixou uma marca preta no meio da cara, do rímel que não era à prova de água.

2 comentários:

Anónimo disse...

na estavam 55 mil pessoas.. no bessa 20 mil.. quantas pessoas estavam na sala da musica??? a minha sala de jantar tambem esteve esgotada ontem á noite!! ao contrario do bessa e da luz..

Paula disse...

Anónimo (um nome bastante frequente por estas bandas), tanto quanto julgo saber - posso, obviamente, estar enganada - um recinto esgotado não depende do número de pessoas que comporta. Mas ainda assim fico contente que a tua sala de jantar tenha esgotado, espero que os panados não tenham faltado!