08 agosto 2006

War Makeup

Porque um míssil pode não fazer estragos suficientes, porque uma bala pode nem matar e porque o fumo de casas em ruínas nunca é demais, há sempre quem zele por uma Guerra de qualidade. Uma Guerra com letra maiúscula é um espectáculo, um entertenimento, é ver um filme de acção a cada zapping na TV, rádio e jornal.
Deve ser este o mote de Adnan Hajj, para quem o horror intrínseco da guerra não era suficiente. Este fotógrafo freelancer, libanês, a trabalhar para a Reuters e com precários conhecimentos de Photoshop, manipulou várias fotos sobre os bombardeamentos no Líbano.
O autor de Little Green Footballs é o responsável pela "descoberta" da manipulação da fotografia que se pode ver em baixo, que levou, para bem do jornalismo, à demissão do fotógrafo por parte da Reuters.

Não é difícil descobrir qual a imagem alterada.
O trabalho deste fotógrafo põe em causa não só a credibilidade da Reuters mas também as potencialidades do Photoshop - se pelo menos tivesse feito um blur...


Podem ver mais obras de arte deste senhor em Drinking From Home, Power Line e The Jawa Report.

2 comentários:

cafeemgrao disse...

A concorrência chegou! Abriu o blog café em grão! É certo que ainda não está ao nível, mas espero em breve ter tempo para desenvolver isso!
www.cafeemgrao.blogspot.pt

Cumprimentos cafeeinicos!

P.M.

Paula disse...

Que falta de imaginação :p