17 setembro 2007

Le 8mm critique - A mighty movie

A Mighty Heart (Um coração poderoso) retrata o rapto e homicídio de Daniel Pearl, o jornalista do Wall Street Journal morto no Paquistão em 2002.
O caso correu o mundo, através da televisão e jornais. E pela internet também, onde durante semanas foi possível aceder ao vídeo do assassinato de Daniel Pearl - que fez um macabro sucesso, algo que nunca entendi.

O filme não é, nem pretende ser, um documentário sobre o que aconteceu, é antes uma história que tinha que ser contada, apenas e só. É um filme inacreditavelmente contido, cru e que não entra em emoções e lamechices baratas. É também um filme que assume de ínicio que os dramas pessoais são subjectivos e que dá uma imagem nítida das abismais diferenças entre o ocidente e o resto do mundo.

Não há muito mais a dizer, o fim da história já se sabe e tudo o resto sabe-se mais ou menos. O grande mérito deste filme é que mostra que a realidade é sempre mais estranha do que se imagina.


O desempenho de Angelina Jolie também é mighty - sempre que aparece, domina por completo das cenas mas só se dá conta disso quando o filme acaba.

É um filme que vale muito a pena ver, quanto mais não seja para relembrar que (ainda) há quem seja morto nas mesmas circunstâncias e pelas mesmas estúpidas razões.

O Momento: Quando dizem a Mariane que Daniel foi morto. O grito é incómodo, muito incómodo.

A Frase:
Mariane Pearl: Forgive me for correcting you but it is absolutely the business of a journalist.

Sem comentários: