23 setembro 2006

Le 8mm critique - Global warNing

Quando digo que o Sol vai morrer, a primeira reacção é de susto. E quando acrescento que não há razão para alarme porque antes do Sol morrer a nossa galáxia vai colidir com outra, então instala-se o limiar do pânico.
Apesar de tudo isto se passar em escalas de tempo na ordem dos mil milhões (1.000.000.000) de anos, há sempre um pequeno instintito de sobrevivência que reage à morte.
E exactamente por isso é que não consigo entender a falta de reacção perante a nossa autodestruição - e essa será incomparavelmente mais rápida.


Toda a gente já ouviu falar no aquecimento global mas quase todos insistem em empurrar o problema com a barriga ou descartar-se de responsabilidades. Não tenho nenhuma empatia particular com o Al Gore mas deve ser a pessoa mais indicada neste momento para divulgar este problema: quem melhor do que um presidente dos EUA que nunca o foi?

O documentário An Inconvenient Truth é um filme sobre a palestra que o Al Gore tem dado pelo mundo inteiro sobre o aquecimento global e tem o que falta a muitos outros documentários - um estalo na cara.
Vale a pena ver, sem dúvida nenhuma.

O Momento: A simulação dos efeitos da subida do nível do mar. O Porto deve ter desaparecido do mapa.

A Frase:
Al Gore (citando Upton Sinclair): It is difficult to get a man to understand something when his salary depends upon his not understanding it.

Sem comentários: